voltar

Eficiência Energética

O Município de Águeda tem vindo apostar nos últimos anos na eficiência energética e hídrica com vista ao aumento da sustentabilidade. A autarquia tem implementado um sistema de monitorização e deteção remota de consumos de agua e energia anómalos. Investiu também na produção de energia fotovoltaica para injeção na rede e autoconsumo. Criou uma rede para regar os espaços verdes a partir de água retirada do rio.


Combustíveis líquidos

Consumos de gasolina e gasóleo com as viaturas municipais.

Consumos de Água

O Município de Águeda adquiriu um sistema de comunicação com os contadores de água para edifícios Municipais que apresentam um elevado consumo. Este sistema permite uma gestão e acompanhamento da implementação das medidas de eficiência hídrica que se venham a implementar, nomeadamente na deteção de fugas e anomalias do sistema.

Consumos de Gás

O Município de Águeda adquiriu um sistema de comunicação de gás para edifícios Municipais que apresentam um elevado consumo. Este sistema permite uma gestão e acompanhamento da implementação das medidas de eficiência energética que se venham a implementar, nomeadamente na deteção de fugas e anomalias do sistema.

Iluminação Pública

No âmbito dos compromissos de sustentabilidade assumidos, nomeadamente na área da eficiência energética, tem promovido algumas intervenções na rede de Iluminação Pública (IP) a fim de melhorar a gestão destes e obter reduções ao nível dos consumos energéticos, tendo encetado esforços com vista a converter o seu sistema de IP, num sistema inteligente e energeticamente eficiente, por substituição das atuais luminárias por luminárias de tecnologia LED com controlo independente por luminária. Com esta medida, além de se obter uma redução do consumo energético e correspondente diminuição de custos, obtém-se igualmente uma redução das emissões de CO2.

Microprodução

O Município de Águeda em 2010 instalou 9 unidades de produção de energia elétrica através da tecnologia fotovoltaica.

Rede de Rega

A criação de uma rede autónoma de rega equipada com contadores inteligentes permite monitorizar os consumos online. Esta rede serve simultaneamente como rede de incêndios.

Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC)

Com vista a contribuir para a redução da fatura energética de vários edifícios municipais, foram instaladas unidades de produção de energia para autoconsumo (UPAC). Com esta medida além de se obter uma redução do consumo energético e correspondente diminuição de custos com a fatura energética de cada edifício, obtém-se igualmente uma redução das emissões de CO2.