voltar

Desenvolvimento Local

Cultura, desporto, turismo são 3 vertentes em que tradicionalmente é subdividida a ação da autarquia. O desenvolvimento social é o alicerce que serve de base ao bem estar social sentido pela população e oferece serviços que são tranversais a toda a população. Águeda tem uma rede de infraestruturas adequada mas, sobretudo uma grande capacidade de as utilizar.

Ação Social

A ação social é um sistema que assegura a proteção às pessoas e grupos desfavorecidos da sociedade através da atribuição de vários tipos de prestações que visam uma melhoria da sua qualidade de vida; dinamiza, promove e concretiza um conjunto de ações para favorecer a inserção social e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, famílias e grupos, de forma autónoma ou no âmbito de parcerias entre instituições públicas e privadas que contribuem para a construção de uma sociedade mais coesa e solidária; ambiciona-se uma intervenção social integrada, um serviço de apoio social com qualidade, que facilite a plena integração dos munícipes no meio envolvente bem como, a plena cidadania, com direitos e deveres devidamente assimilados.

Ação Social Escolar

Análise dos rendimentos económicos da familia tendo como objetivo verifica a sua adequação às normas em vigor para receber apoios da autarquia, no caso concreto, em atividades relacionadas com a educação.

Banco Local de Voluntariado

A Câmara Municipal de Águeda implementou um Banco Local de Voluntariado, que visa incentivar e promover o trabalho voluntário no Concelho. Esta iniciativa integra os munícipes que queiram prestar serviço voluntário nas diversas instituições ou entidades do concelho.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Manuel Alegre desenvolve múltiplos projetos e atividades com o objetivo de transformar a Biblioteca numa oportunidade e não numa alternativa. Apresenta-se como um espaço de todos e para todos, fornecendo um serviço de qualidade e que abrange um grande número de cidadãos.

Bolsas Ensino Superior

Este apoio no valor anual de mil e quinhentos euros é pago em dez prestações mensais, no valor cento e cinquenta euros , ao longo do número de anos letivos, mais um, no caso de curso até três anos, ou de mais dois anos no caso de cursos de quatro ou mais anos, desde que renovado nos termos do Código Regulamentar. Não é cumulativo com a atribuição do Apoio Para Pagamento de Propinas, pela Câmara Municipal.

Cultura

A Cultura assume-se hoje como elemento agregador e potenciador de inúmeras dinâmicas sociais, bem como uma alavanca do desenvolvimento de uma sociedade mais criativa, podendo gerar inúmeras externalidades positivas ao nível da economia local e da dinamização dos espaços urbanos.

Desporto

O desporto em Águeda desenvolve-se em diferentes modalidades e clubes. Podemos mesmo afirmar que existe uma grande variedade de modalidades que são praticadas no concelho.

Educação

A Câmara Municipal de Águeda promove e apoia o desenvolvimento, no âmbito das suas competências, de diversas atividades de natureza social e cultural, com manifesto interesse para toda a população do concelho, nomeadamente as crianças/alunos dos estabelecimentos de educação pré-escolar (da rede pública e privada) das escolas do 1º ciclo do ensino básico. Nesta secção apresentamos alguns números da área da educação no Concelho.

Habitação Municipal

Há munícipes que têm dificuldade em aceder a este direito constitucionalmente garantido. Consciente desta problemática a Câmara tem promovido diversas iniciativas ao longo dos últimos anos, de forma a colmatar esta dificuldade, que vão da atribuição de casas de renda controlada, ao subsidío ao arrendamento, passando pelo apoio à realização de obras na habitação.

Instituições Particulares de Solidariedade Social

As Instituições Particulares de Solidariedade Social, enquanto estruturas dinâmicas de participação social, ocupam um lugar fundamental e único no assegurar das respostas sociais do concelho. A Câmara apoia e colabora com estas entidades sem fins lucrativos, que promovem junto das populações inúmeras ações de resposta social e apoio às famílias e indivíduos. Assim, os parâmetros base de seleção dos projetos a apoiar e distribuição dos fundos e meios de cooperação disponíveis, atendem sobretudo às indicações do Plano de Desenvolvimento Social, tendo em conta a capacidade de investimento próprio da Instituição, o desenvolvimento de novos projetos e a melhoria efetiva dos serviços prestados.

Museu Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Macinhata do Vouga está situado na Sernada, ocupa antigas instalações adaptadas para o efeito, sendo gerido no quadro de um protocolo de gestão partilhada entre a Câmara Municipal de Águeda e a Fundação do Museu Nacional Ferroviário.

Piscina Municipal

A Piscina Municipal contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, servindo os cidadãos através de atividades formativas, de treino e de lazer, com vista à satisfação das suas necessidades de aprendizagem, desportivas/competitivas e de uma ocupação saudável dos tempos livres. O Complexo das Piscinas Municipais de Águeda, é constituído por uma Piscina Interior, com dois tanques (um tanque desportivo de 25 metros e um tanque de aprendizagem e uma Piscina Exterior. Tem uma componente formativa nas áreas de adaptação ao meio aquático para bebés e outras idades, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado para crianças jovens e adultos, Hidromovimento e Hidroginástica.

Programa Águeda Solidária

É uma iniciativa que visa apoiar os idosos, pessoas com mobilidade condicionada ou portadoras de deficiência física e/ou mental, residentes no Concelho de Águeda que, por falta de meios económicos ou pela sua condição física, se encontram impedidos ou têm dificuldade de contratar serviços públicos ou privados. Os serviços prestados são gratuitos, visando realizar tarefas básicas do dia a dia necessárias para assegurar o limiar mínimo de qualidade de vida.

Programa de subsídio ao Arrendamento

Atualmente, acentuam-se as dificuldades dos munícipes do concelho de Águeda em aceder a este direito constitucionalmente garantido. Consciente desta problemática a Câmara Municipal de Águeda, tem promovido diversas iniciativas ao longo dos últimos anos, de forma a colmatar esta dificuldade.

Rede Social

A Rede Social, constituída pela Autarquia, pelas IPSS e outras entidades é uma medida de política social,com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social e à promoção do desenvolvimento social. Promove a articulação das atividades desenvolvidas pelas diferentes entidades e apoia a promoção de projetos participados por diferentes entidades.

Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia da Câmara Municipal de Águeda é desenvolvido desde 2007, e tem como principal objetivo prestar Apoio/Acompanhamento Psicológico às crianças que frequentam o ensino Pré-Escolar e o 1.º CEB do Concelho de Águeda. Esta iniciativa surge como uma ação inovadora, contribuindo-se para a promoção do ajustamento psicológico de crianças, visando a sua plena integração e o estabelecimento de relações saudáveis.

Turismo

O turismo é uma aposta para incrementar a dinâmica da cidade e do concelho. A limpeza da Pateira, a dinamização do tecido produtivo no interior serrano, a aposta na cultura bem como a criação de trilhos pedestres, têm como objetivo subjacente criar oportunidades para as empresas locais e melhorar constantemente a oferta existente, captando novos públicos e melhorando, simultaneamente a atratividade do concelho para todos os residentes.